O IB no Início do Século 21 PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Maio de 2012 19:20

O IB no Início do Século 21

Corpo Docente

No início de século 21, na década de 2000, o IB conta com 134 professores do quadro, dos quais 132 em regime de dedicação exclusiva (DE) e 02 em tempo parcial de 20 horas. Destes docentes 132 são doutores, dos quais 16 são professores titulares, 47 ocupam a categoria de professor associado e 69 professores estão na categoria de adjunto. Ainda, o IB conta com 07 professores substitutos, 02 professores visitantes, 01 professor voluntário e 28 pesquisadores colaboradores.

Corpo Técnico Administrativo

O número de técnicos administrativos do quadro é de 65 servidores. Ainda, o IB conta com 63 estágios técnicos e/ou prestadores de serviços.

Organização

O IB está organizado administrativamente em 07 Departamentos: Departamento de Biologia Celular - CEL (36 professores); Departamento de Botânica -BOT (15 professores); Departamento de Ciências Fisiológicas - CFS (13 professores); Departamento de Genética e Morfologia - GEM (21 professores); Departamento de Ecologia - ECL (17 professores), Departamento de Fitopatologia – FIT (09 professores) e Departamento de Zoologia – ZOO (15 professores).

O IB conta também com 03 Núcleos, onde pode ser destacado o Núcleo de Educação Científica (NECBIO), o qual congrega 06 professores, sendo responsável pela área de ensino e educação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os demais núcleos são: Núcleo de Ilustração Científica (NICBIO) e Núcleo de Entomologia Forense.

Os Centros que agregam organizações específicas para o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas existentes no IB atualmente são em número de 03: Centro de Primatologia; Centro de Nanociência e Nanobiotecnologia (CNANO); e Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTEC).

Referente a organização do curso de Licenciatura de Biologia na Modalidade à Distância o IB conta com dois setores: LICBIO, responsável pela gestão do curso que iniciou na modalidade do consórcio Setentrional, tendo formado a primeira turma em 2011 com 117 novos professores de Biologia para o ensino fundamental e médio. Atualmente, conta com três turmas em andamento, com 45 estudantes. Em 2009 o IB ingressa no sistema UAB, com o curso de Licenciatura de Biologia à Distância com 02 polos (Ceilândia – DF e Itapitininga –SP) com um total de 70 estudantes.

O IB conta ainda com um grupo PET – PET/BIO, o qual foi criado em 1985, tendo sido um dos primeiros a ser implantado na UnB.

Em 2010 foi instalada a primeira Empresa Junior no IB, a empresa SAPIENS.

Cursos Graduação

O IB conta atualmente com 03 cursos de graduação, na modalidade presencial e um na modalidade à distância. Os cursos presenciais são: (1) Bacharelado em Ciências Biológicas; Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biotecnologia. O Bacharelado em Biotecnologia teve o seu início em março de 2011, tendo sido estruturado por demanda da participação da UnB no Programa de Expansão do Ensino Superior (REUNI). Já na modalidade à distância o IB oferece o curso de Licenciatura em Biologia. Atualmente, o IB tem aproximadamente 920 estudantes de graduação matriculados nos cursos de sua responsabilidade. O IB ainda atende aproximadamente 4 mil estudantes de diferentes cursos das áreas de Saúde, Agrárias, Exatas ministrado disciplinas obrigatórias e optativas relacionados a área de Biologia.

Cursos de Pós-graduação

Nesta primeira década, deste novo século, 21, o IB se consolida no sistema de pós-graduação, com 07 Programas de Pós-graduação, com cursos de Mestrado e Doutorado: Biologia Molecular (nota 6 da CAPES); Ecologia (nota 5 da CAPES); Fitopatologia (nota 5 CAPES); Biologia Animal (nota 4 da CAPES); e Botânica (nota 4 da CAPES). Em março de 2012 teve início o Programa de Pós-graduação em Biologia Microbiana (nota 4 da CAPES), e em agosto de 2012 teve início o Programa de Pós-graduação em Zoologia (nota 4 da CAPES); assim, como o Programa de Pós-graduação em Nanociência e Nanobiotecnologia (nota 4 da CAPES), este em Associação parcial com a Universidade Federal de Goiás (UFG), atendendo uma das metas estabelecida pelo INCT em Nanobiotecnologia. Ainda, recentemente foi aprovado o Programa de Pós-graduação (cursos de Doutorado) (nota 4 da CAPES) em Associação ampla com as universidades federais– UFG, UFMT, UFMS, sendo a UnB responsável pela coordenação do programa. Tal programa de pós-graduação faz parte da Rede Centro-Oeste com apoio do MCT/CNPq e FAP´s dos estados participantes.

Pesquisa

A pesquisa do IB pode ser agrupada em duas grandes áreas temáticas, a saber: (1) Biotecnologia; (2) Meio Ambiente e Biodiversidade. Nestas áreas o Instituto coordena um Instituo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) e participa de outros dois. Tem a coordenação de vários projetos envolvendo: PRONEX – FAPDF/CNPq; PROINFRA/FINEP; e Rede Centro-Oeste de Pesquisa MCT/CNPq/FAPDF.

Inúmeros são os convênios gerenciados por docentes do Instituto com diferentes órgãos, tais como PETROBRAS, Ministérios (MMA, MCT, MS, MEC) entre outros.

Última atualização em Ter, 15 de Maio de 2012 19:20