Comentários finais

Comentários Finais

A história da biologia na UnB foi marcadamente influenciada pelos acontecimentos políticos a partir da década de 1960. Apesar dos altos e baixos e da lamentável perda de notáveis pesquisadores, a biologia da UnB sobreviveu, justificando o sonho de seus pioneiros, simbolizado pelo professor Antonio Cordeiro, que recebeu  uma emocionante homenagem na abertura do Encontro de Iniciação Científica da UnB.

As atividades realizadas no IB desde a sua criação certamente ocupam um espaco importante dentro do panorama científico do país. A estrutura introduzida no início da década de 1970 constituiu a base para o atual formato da estrutura do IB. Os esforços dos professores que atuaram nos 35 anos de existência da biologia da UnB, adicionados aos que atuam no presente, chegando aos 50 anos de sua implantação, são elementos importantes para se vislumbrar uma relevante contribuição científica da biologia da UnB no século 21.

Este artigo é dedicado ao professor Luiz Gouveia Labouriau (in memoriam), mestre que colaborou no planejamento da UnB e se dedicou em duas oportunidades à universidade, ao professor Antonio R. Cordeiro, o primeiro diretor do IB, e ao professor Wlademir Lobato Paraense, responsavel pelo renascimento da biologia na UnB no inicio da década de 1970.

Isaac Roitman
Professor titular aposentado da UnB em 1995, ex-decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, ex-diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e atual diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Mogi das Cruzes.

Em 2012, na véspera de completar os seus 50 anos de fundação o IB se orgulha do seu passado e da sua história,  o que pode ser demonstrado em sua galéria de professores homenagens com o concessão do título de Professor Emérito da Universidade de Brasília: Ezechias Paulo Heringer – BOT, 1985; Manuel Mateus Ventura –CEL, 1992; Luiz Fernando Gouvêa Laboriau – CFS, 1995; Elliot Watanabe kitajima – CEL, 2001; Iris Ferrari – GEM, 2002; George Eiten – BOT, 2004; Therezinha Isaia Paviani – BOT, 2005; James A. Ratter – ECL, 2005; Cláudio Lúcio Costa – FIT, 2006; Francisco Pereira Cupertino – FIT, 2006; Armando Takatsu – FIT, 2006; Lauro Morhy – CEL, 2006; Waldenor Barbosa da Cruz – CEL, 2006; Linda Styer Caldas – CEL, 2006; Nagib Mohammed Abdalla Nassar – GEM, 2010.

Por outro lado, o IB conta com um grupo de docentes e servidores técnicos administrativos altamente qualificados para garantir a excelência das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, assim como a geração de novos conhecimentos através da pesquisa científica e tecnológica com viés significativo de inovação.