A década de 1980

A Década de 80

Em 1977, a UnB novamente era alvo do governo militar, com a presença de policiais no campus. As sucessivas crises abalavam o entusiasmo dos professores, Aguns deles maltratados, e a seqüela maior foi a evasão de algumas lideranças da biologia da UnB .

Várias iniciativas foram feitas para reparar os danos. A mais marcante foi a vinda do professor João Lúcio de Azevedo, da Escola Superior de Agriculture Luiz de Queiroz, numa tentative de recuperação do laboratório de genética, que ficou muito desfalcado com a saida do professor Henrique Krieger e seu grupo. O professor Azevedo instalou a linha de pesquisa em genetica de microorganismos, tendo permanecido por quatro anos na Universidade e atraido para cada o professor Renato Bonatclli (falecido), da Unicamp. Já no final da decada de 1980, o laboratório de genética ficou sob a liderança da professora Iris Ferrari, citogeneticista de renome national, que se havia aposentado da USP (Ribeirão Preto). Até o presente, ela exerce atividades acadêmicas no IB.

Tentativas foram feitas para recuperar a farmacologia, que praticamente desapareceu com a saida do professor Renato Balão Cordeiro (atualmente trabalhando no Instituto Oswaldo Cruz, onde é o vice-presidente de Pesquisa da Fiocruz). Formou-se um pequeno grupo liderado pelo professor Gilberto Aucélio, que foi desativado após sue aposentadoria. Vários professores forarn incorporados ao IB, entre eles: Elizabeth Maria Talá de Souza (Biofisica), Spartaco Astolfi Filho (Biologia Molecular), Sueli Soares Felipe (Biologia Molecular), Maristella de Oliveira Azevedo (Biologia Molecular), Lenise Aparecida Martins Garcia (Microbiologia e posteriormente na Biologia Molecular), Marcelo Brigido (Biologia Molecular), Marcelo Valle de Souza (Bioquímica), Carlos Bloch (Bioquímica, contratado pelo Departamento de Química, hoje pesquisador do Cenergen/Embrapa), Loreny Gimmes Giugliano (Microbiologia), Marilene Henning Vainstein (Microbiologia), Bergmann M. Ribeiro (Microscopia Eletrônica), Renato O. Rezende (Microscopia Eletrônica), Sônia Nair Báo (Microscopia Eletrônica), Helena Luna Ferreira (Genética), Zulmira Guerrero M. Lacava (Genética), Iara Lucia Gomes Brasileiro (Morfologia), Lace Medeiros Brever (Botânica), Mudayatan Haridasan (Ecologia), Antonio Sebben (Fisiologia Animal), Carlos Alberto Schwartz (Fisiologia Animal), Elizabeth N. E Schwartz (Fisiologia Animal), Valdir Figueiras Pessoa (Neurobiologia), João Carlos Hohl Abrahão (Neurobiologia), Marco Marcondes de Moura (Neurobiologia), Joaquim Pereira Brasil-Neto (Neurobiologia), Anthony Raw (Zoologia), Ivone Rezende Diniz (Zoologia), Jader Marinho-Filho (Zoologia), Roberto B. Cavalcanti (Zoologia), Antonio Carlos Miranda (Ecologia), Doris Santos Faria (Neurobiologia e posteriormente Ecologia), Heloísa Sinátora Miranda (Ecologia), Shiou Pin Huang (Nematologia).

Na década de 1980 foi criado no Departamento de Biologia Celular o Centro Nacional de Següenciamento de Proteínas, sob a liderança do professor Lauro Mohry, posteriormente reitor da UnB. Esse centro recebeu investimentos consideráveis de agencias de fomento e hoje é considerado um dos centros de referência nacional de seqüenciamento de proteínas.

No final da década de 1980, com o retorno do professor Luiz Gouveia Labouriau, foi criado dentro do Departamento de Biologia Celular o Laboratório de Termobiologia, que foi posteriormente transferido para o Departamento de Ciências Fisiológicas. O laboratório foi construído utilizando-se a técnica de pré-moldados em três meses, durante a convalescence de uma cirurgia cardíaca do professor Labouriau. Este laboratório é atualmente dirigido pelo professor Fabian Borghetti. O novo laboratório foi utilizado não só para atividades de pesquisa, mas também para atividades extracurriculares. Entre elas, cursos de matemática para biólogos, reuniões científicas com alunos do 2º grau, observações astronômicas noturnas comandadas pelo professor Labouriau.