A Profissão do Biólogo

O Conselho Federal de Biologia (CFB) caracterizou o exercício profissional do Biólogo no Brasil através das seguintes funções: professor, consultor, administrador de parques, reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de museus e instituições culturais e científicas, além de pesquisador nos diversos campos da Biologia.

PERFIL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UnB

O curso de Ciências Biológicas da UnB recebe, a cada semestre, 80 novos alunos, sendo 40 do curso de Bacharelado e 40 do curso de Licenciatura. Os discentes do curso de Bacharelado podem, ao longo de sua formação, optar pela dupla habilitação, formando-se como bacharéis e licenciados. Os discentes do curso de Licenciatura também têm a possibilidade de solicitar o duplo curso, formando-se também como bacharéis.

Nosso curso caracteriza-se por permitir o estreito contato dos discentes com as diversas linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores de nosso Instituto. Nosso Instituto oferta mais de 100 disciplinas optativas, geralmente com forte enfoque prático, seja laboratorial ou de campo. Além deste aspecto, vale ainda mencionar que nosso curso disponibiliza aos discentes a oportunidade de adquirir uma formação ampla, multidisciplinar e voltada à realidade dos biólogos em nosso país.

Dispomos de várias bolsas de estudo, nas modalidades de iniciação científica, iniciação à docência e de extensão, permitindo assim que os discentes desenvolvam projetos nas diferentes áreas de atuação do futuro biólogo.

Via regra, os alunos egressos de nosso curso apresentam excelente desempenho em cursos de pós-graduação no Brasil ou Exterior, estando vários integrados a Universidades Públicas e/ou privadas Brasileiras, ou a Centros de Pesquisa Internacionais.

Nosso curso está, no momento, em fase de readequação curricular, que tornará o curso de Bacharelado mais amplo, conforme resolução do MEC, e o curso de Licenciatura mais dedicado à prática de ensino, sem comprometer a formação básica dos discentes.

PERFIL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA – UnB

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília oferece o curso de graduação em Biotecnologia com um programa inovador. Tem como foco o treinamento de talentos em vários aspectos da Biologia Molecular, Bioquímica, Genética, Química de Proteínas, Técnicas de Análise de DNA, Técnicas de DNA Recombinante, Cultura de Células Animais, Vegetais e de Microorganismos, Nanotecnologia, bem como formação tecnológica envolvendo disciplinas do desenvolvimento tecnológico e inovação nesta área. Este programa foi desenvolvido em resposta a uma necessidade premente por estes profissionais no País, sob demanda da crescente indústria de Biotecnologia no Brasil e, muito também em função da priorização como área estratégica pelo Governo Federal (Decreto n° 6.041/2007). O programa foi desenhado e proposto para também prover aos estudantes uma forte base teórica em disciplinas que darão sustentação à formação de profissionais nesta área, fornecendo a eles a possibilidade de continuidade da sua formação em nível de pós-graduação bem como formação em gestão e inovação biotecnológica. Sendo assim, os formandos estarão preparados para continuar os seus estudos em nível de pós-graduação em outras áreas correlatas ou para conseguir empregos em universidades, institutos de pesquisa públicos e privados e indústria.

O foco deste programa é possibilitar aos estudantes a sua formação em Biotecnologia, provendo a eles habilidades necessárias tanto científicas quanto de empreendedorismo, o que contribuirá para o desenvolvimento da indústria de Biotecnologia no Brasil. A formação do estudante deste curso de graduação irá contemplar não só a sua formação acadêmica, mas também a formação em inovação (gestão, processos industriais, propriedades intelectual, entre outros), visando contribuir para o processo de inovação no País. É sabido que a formação de profissionais que atendam a demanda da indústria nesta área não está sendo ainda priorizada no Brasil. O corpo docente deverá repassar aos estudantes a importância da sua formação com visão empresarial e industrial voltada à produção de produtos biotecnológicos. O estudante, durante a sua formação, terá forte interação com o setor empresarial, por meio de visitas, estágios, e desenvolvimento de projetos em parceria com foco nos mercados nacional e internacional.

Em Cursos para os quais o IB oferece disciplinas com número de vagas por semestre

Agronomia – 80 vagas

Engenharia Florestal – 50 vagas