Os Biólogos na concepção e na administração da UnB

Os Biológos na Concepção e na Administração da UnB

Se considerarmos como biólogos todos os profissionais com formação biológica a despeito de uma formação profissional especifica, podemos observar que um grande número de profissionais ligados a biologia ocupou cargos de destaque na administração superior da UnB. Reitores: professores Zeferino Vaz, Caio Benjamim Dias, Amadeu Cury, Lauro Mohry. Decano da Graduação: professor Cláudio Lúcio Costa. Decanos de Pesquisa e Pós-Graduação: professores Luiz Gouveia Labouriau, João Bosco R. Salomon, Milton Thiago de Melo, Amadeu Cury, Isaac Roitman, Lauro Mohry. Decanos de Extensão: Volney Garrafa e Doris Santos Faria.

Antecedendo a criação da UnB, o saudoso professor Darcy Ribeiro convocou expoentes da intelectualidade brasileira para ajudar na concepção da universidade. Entre esse contingente pode-se destacar, dentro da área de Ciências Biológicas, os seguintes professores: Antônio Rodrigues Cordeiro (RS), Luiz Fernando Gouveia Labouriau (SP), Isaias Raw (SP), Warwick E. Kerr (SP), Michel Rabinovitch (SP), Giorgio Schreiber (), Newton Freire Maia (PR), Arnold Rocha (RJ), Mauricio Rocha Costa Silva (SP), NIoura Gonçalves (SP), Walter Oswaldo Cruz (RJ), Haity Moussatche (RJ) e Casemiro Vietorio Tondo (RS).