Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas

Curso de Bacharelado em Biotecnologia

O Instituto de Ciências Biológicas oferece os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Biotecnologia. No curso de Bacharelado em Ciências Biológicas você deverá integralizar 190 créditos, Licenciatura 192 e no Bacharelado em Biotecnologia 214; esses créditos são divididos entre disciplinas obrigatórias, optativas e módulo livre variando em relação ao curso escolhido (quadro 01).

Quadro 01: Mapa de créditos obrigatórios (OBR) e optativos (OPT) para integralização curricular dos cursos oferecidos pelo Instituto de Ciências Biológicas

OBRIGATÓRIOS

OPTATIVOS

Bacharelado em Ciências Biológicas

72 (24 módulo livre)

Licenciatura em Ciências Biológicas

40 (24 módulo livre)

Bacharelado em Biotecnologia

68 (24 módulo livre)

Disciplinas Obrigatórias

Correspondem às disciplinas básicas de sua formação profissional, que podem ser teóricas, teórico-práticas ou estágios. São oferecidas pelo Instituto de Ciências Biológicas ou por outras unidades da UnB que possuem afinidade com a área.

Disciplinas Obrigatórias – Bacharelado em Ciências Biológicas

Disciplinas Obrigatórias – Licenciatura em Ciências Biológicas

Disciplinas Obrigatórias – Bacharelado em Biotecnologia

Disciplinas Optativas

São oferecidas pelo Instituto de Ciências Biológicas e outros cursos da UnB, que podem ser teóricas, teórico-práticas ou estágios. Elas compõem o elenco que ajudará na formação profissional na área de interesse dos alunos.

Disciplinas de Módulo Livre

São disciplinas oferecidas pelos diversos cursos da UnB e que não constam como disciplinas obrigatórias nem optativas dos cursos oferecidos pelo Instituto de Ciências Biológicas. Caso seja de seu interesse cursar disciplinas nesta modalidade, você poderá integralizar no máximo 24 créditos, do número total de créditos em disciplinas optativas do seu curso.

As disciplinas que compõem o módulo livre podem ser encontradas na lista de oferta de disciplinas da UnB, desde que não sejam restritas às habilitações específicas de cada curso.

Estágios

São disciplinas oferecidas pelo Instituto, podendo ser obrigatórios ou optativos, onde você vivenciará na prática o dia a dia em várias áreas de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Ciências Biológicas. Os estágios obrigatórios são oferecidos nas áreas de bacharelado (Ciências Biológicas), docência (Licenciatura em Ciências Biológicas) ou ainda profissionalizante (Bacharelado em Biotecnologia). Além destes são oferecidos estágios optativos e de extensão que poderão ser cursados durante todo o curso.